sábado, 21 de fevereiro de 2009

.Dicas de livros 2

Dificuldades De Aprendizagem: O Que São? Como Tratá -las?
Autora: Nadia A. BossaEditora: ARTMED - BOOKMAN
Sinopse:Neste livro a psicopedagoga Nadia A .Bossa aborda a questão da dificuldade de aprendizagem escolar, apontando suas causas e formas de tratamento. Ressalta a importância da família e do professor no processo de aprendizagem e enfoca os procedimentos da ação psicopedagógica na clínica e na escola.


Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica
Autor(a): EULALIA BASSEDAS, MAITE MARRODAN, TERESA HUGUET
Editora: Artmed
Sinopse:O modelo de relacão entre o psicopedagogo e o professor tem-se tornado cada vez mais amplo.Assim, a intervenção educativa desse profissional não é baseada somente no tratamento especifico dos alunos com problemas, mas afeta o processo de ensino-aprendizagem de forma global. Sendo assim, no diagnóstico psicopedagágico estão envolvidos a escola, o professor, o aluno, a família e o psicopedagogo. pois a realidade do processo de escoleirizacão é o resultado de um conjunto de inter-relacões complexas entre os diferentes coletivos.Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico explica as bases teóricas inspiradas no construtivismo de J.Piaget e na teoria de sistemas, descrevendo em detalhes os diversos elementos existentes no diagnóstico e no seu seguimento: entrevistes com pais e professores, observações, revisões de trabalhos de aula, adaptações curriculares, etc.Tendo em vista uma abordagem mais completa da assunto, os autores - profissionais com larga experiência em tarefas de assessoramento psicopedegógica ilustrem as referências teóricas mencionadas com exemplos e descrições de casos extraídos de prática cotidiana.


Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica
Autor(a): JESUS-NICASIO GARCIA SANCHEZ
Editora: Artmed
Sinopse:As pesquisas que se desenvolveram nos últimos anos, principalmente a partir da Psicologia Educativa, vêm contribuindo para o desenvolvimento da psicopedagogia que está se firmando como uma área do conhecimento extremamente importante na melhora da qualidade de vida das pessoas, especificamente nas que sofrem de dificuldades de aprendizagem.


Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica
Autor(a): ISABEL SOLE
Editora: Artmed
Sinopse:A criação de serviços psicopedagógicos, a presença nos centros educativos de profissionais que exercem a atividade de psicopedagogos têm provocado inúmeros debates e polêmicas em praticamente todas as suas dimensões - no que se refere à estrutura, à organização e à localização dos recursos; à formação mais adequada de profissionais; aos modelos de intervenção, às tarefas prioritárias, às estratégias que permitem uma intervenção eficaz, etc. Embora a maioria desses pontos permaneça em aberto, este livro oferece um conjunto de respostas coerentes que justifica o entendimento da intervenção psicopedagógica, suas hipóteses teóricas e sua concretização prática.

Piaget e a Intervenção Psicopedagógica
Autor(a): MARIA LUIZA ANDREOZZI DA COSTA
Editora: Olho D´Água
Sinopse:Professora doutora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUCSP); leciona no curso regular de Pedagogia e no de especialização em Psicopedagogia. Desenvolve pesquisa e orientação de monografias no Departamento de Fundamentos da Educação da PUCSP sobre o movimento da inteligência ancorado no movimento do desejo. É psicanalista, com trabalho em consultório.


Psicopedagogia Institucional aplicada
Autor: ELOISA QUADROS FAGALI / ZELIA DEL RIO DO VALE
Editora: VOZES


Psicopedagogia Institucional Sistêmica
Autor: GASPARIAN, MARIA CECILIA C.
Editora: LEMOS EDITORIAL


Psicopedagogia na escola: buscando condições para a aprendizagem significativa
Organizador
: MASINI, ELCIE F. SALZANO
Editora: LOYOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário